11.7 C
Los Angeles
segunda-feira, dezembro 9, 2024

Projeto pernambucano promove oficina de turbante com crianças na semana da consciência negra

CulturaProjeto pernambucano promove oficina de turbante com crianças na semana da consciência negra

Ação, realizada no município de Camaragibe, fez parte das atividades do ciclo formativo sobre identidade negra

Crianças atendidas no Projeto Ler Pra Ser, desenvolvido em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, participaram, dentro das atividades da semana da Consciência Negra, de uma oficina de turbante e dinâmicas sobre reconhecimento e empoderamento. A ação, promovida no polo Bondade de Deus, foi realizada pela ativista e militante Negra Dani.

A atividade foi integrada como uma aula prática do ciclo formativo sobre Identidade Negra, um dos quatro módulos do projeto. Com olhares atentos, os meninos e meninas puderam conhecer o significado do turbante e como ele é montado. Além disso, espelhos foram distribuídos para que eles se olhassem e falassem sobre o sentimento do momento.

“Enquanto mulher preta e turbanteira vim trazer um pouco da minha vivência para que essas crianças também tenham acesso ao turbante e a importância dele. Além disso, aproveitei para deixar uma mensagem e dizer que eles também podem ser reis e rainhas dentro da sua comunidade ou fora delas”, ressaltou Negra Dani.

Desenvolvido desde 2018 pela Liga Criativa, o Projeto Ler Pra Ser, em Camaragibe, é realizado em parceria com o Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo (CCVA), instituição com 39 anos de existência e de atividades de promoção dos direitos humanos e da cidadania.

O objetivo é contribuir com a garantia da literatura como Direito Humano, discutindo temáticas importantes através da contação de histórias, mediação de leitura e jogos teatrais. Nesta edição, realizada desde agosto com quase 100 crianças, estão sendo trabalhados os ciclos formativos: Agroecologia; Identidade Negra; Patrimônio Cultural; e Identidade Territorial.

O Ler Pra Ser tem ainda como destaque a Caixa de Histórias, uma biblioteca itinerante em formato de caixa com rodas, que pode ser movida criando espaços de leituras diversos. Duas caixas foram entregues, uma para cada polo do projeto, com um acervo de 30 livros contendo títulos que abordam os temas apresentados nos quatro módulos.

LEIA TAMBÉM

NAVEGUE

+Lidas do Jornal