Connect with us

DATAS COMEMORATIVAS

Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha: Celebrando a Força e a Resiliência

Published

on

Um Dia de Reflexão e Ação

Em 25 de julho, o mundo celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, uma data de grande importância para reconhecer e valorizar a contribuição das mulheres negras na sociedade. Estabelecido em 1992 durante o 1º Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas em Santo Domingo, na República Dominicana, este dia destaca as lutas e conquistas dessas mulheres, promovendo a igualdade de gênero e racial.

A Luta Pela Visibilidade

As mulheres negras na América Latina e no Caribe enfrentam desafios únicos devido à interseção de racismo e sexismo. Historicamente, essas mulheres foram marginalizadas e suas contribuições muitas vezes ignoradas. No entanto, elas têm desempenhado papéis cruciais na luta pela justiça social, direitos civis e igualdade de oportunidades.

Conquistas e Desafios

Desde liderar movimentos contra a escravidão e o colonialismo até promover mudanças significativas em suas comunidades, as mulheres negras latino-americanas e caribenhas têm uma longa história de resiliência e ativismo. Exemplos notáveis incluem figuras como Marielle Franco, política e ativista brasileira, e Rigoberta Menchú, indígena guatemalteca e vencedora do Prêmio Nobel da Paz.

No entanto, ainda há muito a ser feito. A desigualdade salarial, a violência de gênero e a falta de representação política são apenas alguns dos problemas que continuam a afetar essas mulheres. O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha serve como um lembrete da necessidade contínua de combater essas desigualdades e promover a inclusão.

Celebrando e Reconhecendo

As celebrações deste dia são diversas e incluem eventos culturais, debates, conferências e homenagens a mulheres negras que se destacaram em suas áreas. Essas atividades não apenas celebram as conquistas, mas também inspiram futuras gerações a continuar lutando por um mundo mais justo e igualitário.

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é uma oportunidade para refletir sobre a importância da igualdade e da justiça. Ao reconhecer as contribuições e desafios enfrentados por essas mulheres, podemos trabalhar juntos para construir uma sociedade onde todos tenham as mesmas oportunidades, independentemente de raça ou gênero. É um dia para celebrar a força, a resiliência e a coragem das mulheres negras que continuam a moldar a história de nossas nações.

Continue Reading

Cultura

Projeto pernambucano promove oficina de turbante com crianças na semana da consciência negra

Published

on

Ação, realizada no município de Camaragibe, fez parte das atividades do ciclo formativo sobre identidade negra

Crianças atendidas no Projeto Ler Pra Ser, desenvolvido em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, participaram, dentro das atividades da semana da Consciência Negra, de uma oficina de turbante e dinâmicas sobre reconhecimento e empoderamento. A ação, promovida no polo Bondade de Deus, foi realizada pela ativista e militante Negra Dani.

A atividade foi integrada como uma aula prática do ciclo formativo sobre Identidade Negra, um dos quatro módulos do projeto. Com olhares atentos, os meninos e meninas puderam conhecer o significado do turbante e como ele é montado. Além disso, espelhos foram distribuídos para que eles se olhassem e falassem sobre o sentimento do momento.

“Enquanto mulher preta e turbanteira vim trazer um pouco da minha vivência para que essas crianças também tenham acesso ao turbante e a importância dele. Além disso, aproveitei para deixar uma mensagem e dizer que eles também podem ser reis e rainhas dentro da sua comunidade ou fora delas”, ressaltou Negra Dani.

Desenvolvido desde 2018 pela Liga Criativa, o Projeto Ler Pra Ser, em Camaragibe, é realizado em parceria com o Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo (CCVA), instituição com 39 anos de existência e de atividades de promoção dos direitos humanos e da cidadania.

O objetivo é contribuir com a garantia da literatura como Direito Humano, discutindo temáticas importantes através da contação de histórias, mediação de leitura e jogos teatrais. Nesta edição, realizada desde agosto com quase 100 crianças, estão sendo trabalhados os ciclos formativos: Agroecologia; Identidade Negra; Patrimônio Cultural; e Identidade Territorial.

O Ler Pra Ser tem ainda como destaque a Caixa de Histórias, uma biblioteca itinerante em formato de caixa com rodas, que pode ser movida criando espaços de leituras diversos. Duas caixas foram entregues, uma para cada polo do projeto, com um acervo de 30 livros contendo títulos que abordam os temas apresentados nos quatro módulos.

Continue Reading

DATAS COMEMORATIVAS

Campanha Alimente a Vida tem ponto de coleta de doações de alimentos no RioMar Recife

Published

on

A campanha Alimente a Vida chega ao seu quarto ano consecutivo contando com shopping centers de todas as regiões de Pernambuco e o RioMar Recife está com ponto de coleta para receber doações de alimentos até o Natal. Toda a arrecadação será destinada para comunidades e instituições, que serão identificadas pelo Transforma Brasil, plataforma nacional de voluntariado, parceira da Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce) nesta ação.

Clientes, lojistas e empresas podem entregar itens não perecíveis (com exceção de sal) ou fazer a doação em dinheiro para uma conta da campanha, usando o código pix alimenteavida@apesce.com.br (ou lendo o código QR nas peças de divulgação), sendo o valor revertido para compra de mais alimentos. Para cada doação recebida (em quilo de alimento) os shoppings vão fazer uma doação na mesma quantidade.

“Estamos fazendo uma ação que conta com doações por parte dos shoppings, mas também como motivação para a população participar. Esperamos um resultado ainda melhor do que nos anos anteriores para beneficiar uma grande quantidade de famílias”, afirma José Luiz Muniz, presidente da Apesce. No ano passado, foram entregues 23 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 10 mil pessoas.

O mapeamento das entregas é feito pelo Transforma Brasil, que vai fazer as entregas logo após o Natal, entrando pelo mês de janeiro. “O Transforma Brasil é a maior plataforma de voluntariado do Brasil, com mais de 1 milhão de voluntários e 7 mil iniciativas sociais cadastradas em sua plataforma. O movimento contabiliza mais de 4,5 milhões de horas de voluntariado”, explica Fabio Silva, CEO do Transforma Brasil.

Foto: Hana Pedrosa
Continue Reading

DATAS COMEMORATIVAS

Conversamos com Papai Noel do Paulista North Way Shopping

Published

on

Com o tema “Natal no Polo North”, centro de compras traz a magia do bom velhinho e de outros personagens exclusivos, que ouvem as crianças todos os dias

Aproveitamos a chegada do fim do ano para conversar com o Papai Noel, símbolo da magia do Natal. O bom velhinho alegra crianças e adultos no Paulista North Way Shopping e, na vida real, sente-se encantado com as conversas que troca com o público. Afinal, todos que se aproximam têm um desejo que gostariam de ver realizado ou um pedido de presente. Todos aproveitam o fascínio do fim de ano.

O ator Márcio Lima, 37 anos, está, há dez anos, interpretando o Papai Noel. É um dos personagens que ele mais gosta de assumir. Filho de músico e de uma bailarina, Márcio está no mundo das artes desde os 12 anos, quando começou no teatro participando de um musical e nunca mais parou. Além de ator, também é professor de dança e trabalha com marketing. Garante que gosta da interação com as crianças, de ouvir os pedidos de presentes e receber o carinho de todos.

Com sua roupa vermelha e branca, já ouviu desejos inesperados, como viagens internacionais a novos equipamentos eletrônicos. No entanto, são os pedidos mais simples que marcam o coração do ator. Já ouviu uma criança pedir a melhora da avó, internada na UTI, e o desejo de um pai que acabou de ganhar uma nova filha e precisava de um emprego, por exemplo. Márcio segura a emoção, se mantém no personagem mágico e dá esperança de que os pedidos vão acontecer.

O Papai Noel do Natal do Polo North está atendendo ao público na Praça de Eventos do Piso L1, todos os dias do mês de novembro, das 15h às 19h, é só ir ao centro de compras e fazer o seu pedido. 

Sobre o Paulista North Way Shopping

Inaugurado em outubro de 2015, com uma estrutura moderna, dividido em três pisos, o mall conta com 15 lojas âncoras representando as principais marcas do varejo nacional, 168 lojas satélites, praça de alimentação com 1.200 lugares com vista panorâmica para a Mata da Jaguarana, nove salas de cinema com tecnologia 3D, estacionamento com capacidade para 1.400 veículos, além de um grande número de operações de serviços: bancos, casa lotérica, posto de atendimento do Detran, clínicas médicas e de diagnósticos, cartórios, secretaria de finanças do município, salão de beleza, academia, entre outros.

Serviço: Papai Noel no Paulista North Way Shopping

Novembro: todos os dias das 15h às 19h  na Praça de Eventos do Piso L1 

Rodovia PE 15 – KM 16,5 nº 242 – Centro de Paulista. Horários: Segunda a sábado – 9h às 22h. Domingos e feriados: 12h às 21h

Continue Reading

Negócios e CO

Música

Adriano Gatto Alessandra Morais banda Djavú bandadosamigosdorj barões da Pisadinha Bella Angel breno ruis Capo Viagens claudelopes70 Criptomoedas Day Lins destaque dnoxebeckers Dr Adriano Medeiros dvd de carnaval Entretenimento Famosos Fernando Lopes Flávio Marra Fábio Vieira Goiás Goiânia imprensa JORNAL DO BRAZIL lançamentos Manim Vaqueiro Melody montesiaoharas médicos Música negócios notícia notícias papo com artista PortalG raimundofagner renatoteixeira Ricardo Pavanelly Réveillon os Chegados saúde SBT Thiago Freitas Tok Play Records Uol ítalo covosk

Trending

Copyright © Portal Jornal do Brazil. Gostaríamos de esclarecer que somos apenas um portal de notícias, dedicado a informar e compartilhar conteúdos de qualidade com nossos leitores. Não temos vínculo com nenhuma assessoria de imprensa, empresa ou qualquer organização que ofereça serviços semelhantes. Também reforçamos que não realizamos publicações pagas em nosso site ou cobramos por quaisquer conteúdos divulgados. Se alguém estiver utilizando nosso nome ou identidade para oferecer tais serviços, pedimos que desconsidere e, se possível, nos comunique imediatamente. (redacao@jornaldobrazil.com)