O candidato republicano superou a atual vice-presidente Kamala Harris, do Partido Democrata, que contava com o apoio do presidente em exercício, Joe Biden – responsável por sua vitória sobre Trump nas eleições de 2020.
Trump conquistou os delegados necessários no Colégio Eleitoral, sistema que define o presidente nos EUA. A contagem de votos, que é realizada por cada estado, pode levar dias ou até semanas, mas a projeção antecipa o resultado provável. Triunfos nos estados da Geórgia e Pensilvânia foram determinantes para sua vitória.
Depois de vencer em 2016 e perder para Biden em 2020, Trump volta à Casa Branca com apoio sólido da direita americana. Seu vice-presidente será JD Vance.
Entre as promessas de seu novo governo estão cortes de impostos, combate à inflação, revitalização da indústria americana e políticas rigorosas para produtos vindos da China. A campanha também incluiu propostas de intensificar a deportação de estrangeiros e implementar medidas rígidas para controlar a imigração e reforçar a segurança nas fronteiras.
O Presidente Lula parabenizou Donald Trump:
“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”.