Ação vai reunir artesanato como guirlandas, bolsas e flores, criados a partir de projeto realizado durante dez sábados 

Acontece neste sábado (23), a partir das 9h, no município de São Vicente Férrer, no Agreste pernambucano, a culminância do projeto “Oficina Fio e Renda: tecelagem com fibra de bananeira”. Na ocasião, as alunas irão expor e comercializar, no Centro de Artesanato Fio e Renda, peças fabricadas durante o período de aulas.

Desenvolvido ao longo de dez sábados, o projeto, pioneiro na região, oportunizou aprendizagens sobre técnicas artesanais de produção e tecelagem de produtos a partir da fibra de bananeira. O principal objetivo foi possibilitar o desenvolvimento da economia criativa e geração de renda para mulheres da localidade.

A oficina foi dividida em duas etapas. A primeira se deu com a identificação e coleta do pseudotronco da bananeira, vivenciada in loco no bananal. E a segunda, com os desdobramentos das técnicas de desfibragem, tecelagem manual, cestaria, revestimento de cerâmica, crochê com fibras, tingimento natural e produção de produtos sustentáveis.

As atividades foram desenvolvidas no Centro de Artesanato Fio e Renda pela artesã, fundadora, coordenadora e professora/oficineira, Maria de Fátima Alves, proponente do projeto. O processo de divulgação e captação das mulheres aconteceu por meio de uma parceria com a Secretaria de Assistência Social do município.

“Nosso projeto chegou ao fim com o objetivo alcançado. Foram ricos momentos de aprendizagem e troca de conhecimentos, que, sem dúvida, poderão transformar a vida das mulheres envolvidas. É mais uma cadeia produtiva que se abre na nossa região, rica na produção de banana”, ressalta Maria de Fátima.

Neste sábado, além da exposição e comercialização, será realizado o momento solene de certificação das participantes. “Só temos a agradecer pelas parcerias criadas e pelo resultado alcançado com as nossas integrantes, que produziram lindos produtos artesanais de primeira linha”, comemora Clébio Marques, produtor geral e CEO da Usina Produções.

A oficina Fio e Renda: tecelagem com fibra de bananeira teve a coordenação artística e administrativa de Tarcísio Alves de Lima. O incentivo foi do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.

SERVIÇO:

Culminância do projeto Fio e Renda: tecelagem com fibra de bananeira

Quando: Sábado (23/11) – A partir das 9h

Onde: Centro de Artesanato Fio e Renda – Rua João Pessoa, 17, Centro, São Vicente Férrer, PE.

Informações: (81) 99930-7259