Com atividades lúdicas, obra ensina valores essenciais

E se a água tivesse se perdido a caminho do mar e não conseguisse chegar ao seu destino, causando enchentes e destruição? Certo dia, a escritora Ligia Rabay estava caminhando na praia e teve essa ideia, ao pensar da tragédia no Rio Grande do Sul. Logo veio à sua mente, um livro lúdico, que pudesse contar para as crianças, de maneira simples, como aconteceu o desastre no estado gaúcho.

Pouco tempo depois, em conversa com sua amiga Luciene de Oliveira, também escritora, ela falou do projeto. Luciene tinha acabado de receber por WhatsApp um outro livrinho, formato e-book, que objetivava falar com crianças sobre os alagamentos. Tinha achado a iniciativa o máximo e, quando Lígia apresentou a proposta, aceitou imediatamente escreverem juntas a saga.

Ligia deu o Norte: peixinhos ajudariam a água! Luciene enveredou por pesquisas e batizou o personagem de Tambi, referência ao peixe Tambicu, típico do Rio Guaíba. O conteúdo foi surgindo e, além da história, teria atividades para os pequenos colorir, completar e até recortar, para fazer um jogo de tabuleiro.

A história fluiu num tom adequado para o leitor mirim, que aprende sobre as consequências dos maus cuidados com a natureza e entende o porquê das cheias terem sido tão violentas nesse ano.

Mas o livro é bonito demais para ser só em formato eletrônico. Foi então, que a Editora Xendra, que pertence à entidade filantrópica Casa do Consolador, comprou a ideia e, juntos, estão lançando o livro impresso no mercada na próxima semana.

Parte das vendas será destinada à reconstrução do Rio Grande do Sul e, quem comprar um segundo livro para presentear uma outra criança, ganha desconto e um papel de carta personalizado, para escrever uma cartinha. Um livro, R$30,00 dois livros, R$50,00.

Os livros podem ser comprados pelo site https://www.casadoconsolador.com.br ou presencialmente na sede, que fica na Av. do Café,647 – Vila Guarani, São Paulo.